O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) vistoriou na sexta-feira, 29, os serviços em execução na rodovia TO-010, principal rota alternativa utilizada após a interdição da ponte sobre o Rio Tocantins, entre Pedro Afonso e Tupirama, na BR-235, e determinou novas medidas para garantir a mobilidade da população.
ROTA ALTERNATIVA
Durante agenda em Tocantínia e Pedro Afonso, o chefe do Executivo alinhou ações para manutenção da rota alternativa e da capacidade operacional das balsas utilizadas na travessia provisória; a ampliação das equipes da Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto); e o aumento do efetivo policial na região.
“Temos produtores, trabalhadores, estudantes, famílias e pacientes que dependem diariamente dessa ligação. Sabemos dos transtornos causados pela interdição da ponte e estamos acompanhando a situação de perto, em diálogo permanente com os municípios, o DNIT e as equipes técnicas. Nosso trabalho tem sido voltado para garantir rotas seguras, melhorar as condições de trafegabilidade e minimizar os impactos para a população e para o setor produtivo da região”
Wanderlei Barbosa, governador do Tocantins

NOVAS MEDIDAS
Em Tocantínia, o chefe do Executivo estadual reuniu-se com representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), prefeitos, equipes técnicas estaduais e forças de segurança para debater medidas voltadas à mobilidade da população, ao abastecimento dos municípios e ao escoamento da produção regional. O governador ainda dialogou com membros da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) sobre os acessos que envolvem o território indígena Xerente.
EFETIVO DA POLÍCIA MILITAR
Outra medida foi articulada com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), buscando assegurar condições adequadas para a operação das balsas responsáveis pela travessia provisória entre os municípios. Além disso, o governador determinou o reforço do efetivo da Polícia Militar (PM) na região de Pedro Afonso e da travessia entre os dois municípios afetados pela interdição da ponte, e garantiu a execução de serviços de sinalização e recapeamento das avenidas Goiás e Beatriz Silva no município de Tocantínia, principais acessos urbanos à TO-010 no sentido Pedro Afonso.
PRESENTES
Participaram da reunião o prefeito de Tocantínia, João Alberto Coelho Machado (PSC); o prefeito de Pedro Afonso; Joaquim Martins (PP); o superintendente regional do DNIT, Luiz Antônio Garcia; o coordenador de engenharia do DNIT, Eduardo Suassuna; o presidente da Ageto, Túlio Labre, além de técnicos estaduais e federais.
CIRCULAÇÃO AOS USUÁRIOS
O presidente da Ageto, Túlio Labre, enfatizou que os trabalhos vêm sendo intensificados para assegurar melhores condições de circulação aos usuários. “Desde os primeiros dias após o fechamento da ponte, o governo do Tocantins mobilizou equipes para garantir condições de tráfego nas rotas alternativas. Agora, recebemos autorização para ampliar as equipes em campo e acelerar os serviços. Reforçamos a manutenção da estrada que liga Pedro Afonso, passando por Tocantínia, até os trechos pavimentados, para melhorar a trafegabilidade e oferecer mais segurança enquanto perdurar a interdição”, explicou.
REDUZIR OS IMPACTOS
O superintendente regional do DNIT, Luiz Antônio Garcia, evidenciou a parceria para reduzir os impactos causados pela interrupção do tráfego. “As equipes permanecem mobilizadas diariamente para melhorar as condições das rotas alternativas. Estamos empenhados em fazer tudo o que for possível e continuaremos atuando em parceria com o governo do Tocantins para garantir melhorias”, concluiu.
Redação
Coluna do CT é um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.





