O Ministério da Saúde vai garantir o transporte de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que precisam ser atendidos longe de casa no Tocantins. O Estado será contemplado com 97 veículos, sendo 22 ambulâncias, 39 micro-ônibus e 36 vans, destinados a deslocamentos superiores a 50 km até os serviços de saúde.
NOVO PAC NACIONAL
A iniciativa integra o programa Agora Tem Especialistas – Caminhos da Saúde e tem como objetivo ampliar o acesso da população a consultas, exames, cirurgias e tratamentos contínuos, como oncologia e hemodiálise. A ação faz parte do Novo PAC Saúde e, em âmbito nacional, prevê a entrega de 3,3 mil veículos, com investimento de R$ 1,4 bilhão.
MUNICÍPIOS BENEFICIADOS
No Tocantins, 48 veículos serão destinados diretamente a 47 municípios para uso em múltiplas finalidades, enquanto outros 49 atenderão ao transporte de pacientes em radioterapia e hemodiálise. A definição dos locais de destino desses últimos será pactuada entre o Estado e os municípios no âmbito da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).
- Confira a lista dos municípios beneficiados
DESLOCAMENTO ATÉ O ATENDIMENTO
Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a iniciativa representa uma mudança concreta na vida destes brasileiros. No caso do tratamento de câncer, os pacientes do SUS em média precisam se deslocar mais de 140 km. “Muitas pessoas precisam acordar de madrugada, viajar por horas, passar o dia inteiro em tratamento e retornar apenas à noite, muitas vezes em condições precárias. Esse é o caminho do sofrimento que o governo do presidente Lula está transformando. Pelo Agora Tem Especialistas, o Caminhos da Saúde garante dignidade, segurança e qualidade no deslocamento até o atendimento”, afirma.
![]()
Redação
Coluna do CT é um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.





