portal noticias  gold -COD-1212portal noticias  gold -COD-1212
aa
Leitura: Aleto rejeita veto do governo e assegura aumento de 50% no valor de indenizações de servidores
Compartilhar
portal noticias  gold -COD-1212portal noticias  gold -COD-1212
aa
Buscar
Siga-nos
  • Advertise
© 2022 Dj Ricardo Mousemix . Design Company. All Rights Reserved.
portal noticias gold -COD-1212 > Blog > Todas Noticias > Aleto rejeita veto do governo e assegura aumento de 50% no valor de indenizações de servidores
Todas Noticias

Aleto rejeita veto do governo e assegura aumento de 50% no valor de indenizações de servidores

admin
Ultima atualização: 2026/06/18 at 3:16 PM
Por admin
Compartilhar
5 leitura mínima
aleto-rejeita-veto-do-governo-e-assegura-aumento-de-50%-no-valor-de-indenizacoes-de-servidores
Aleto rejeita veto do governo e assegura aumento de 50% no valor de indenizações de servidores
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • LinkedIn
  • WhatsApp

A Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) rejeitou, por unanimidade, nesta quarta-feira, 17, o veto do governo ao Autógrafo de Lei nº 36/2026, que instituiu indenizações para diversos quadros do funcionalismo estadual. Oriunda da Medida Provisória nº 17/2026, a matéria tinha sido aprovada pelos deputados estaduais em 31 de março deste ano, com substitutivo que ampliou em 50% o valor das indenizações previstas no texto original.

Com a rejeição do veto, os deputados asseguraram o aumento de R$ 1.000 para R$ 1.500 no valor das indenizações para agentes de trânsito, servidores da Superintendência de Proteção aos Direitos do Consumidor (Procon), servidores do setor de atendimento ao público do Serviço de Atendimento ao Cidadão (Pronto), extensionistas rurais, técnicos rurais, fiscais ambientais, inspetores de recursos naturais, guardas de parques ambientais e docentes da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). Além disso, quanto aos demais servidores do Pronto, houve aumento na indenização de R$ 800 para R$ 1.200, especificamente para os que exercem função administrativa e operacional; e de R$ 700 para R$ 1.050 para os que atuam nos serviços gerais.

Durante a sessão, o presidente da Casa, deputado Amélio Cayres (MDB), fez uma defesa enfática em relação ao respeito institucional e constitucional que deve haver entre os Poderes. Segundo Amélio, isso deve ser aplicado não só ao Executivo e ao Legislativo, que estavam inteiramente envolvidos no processo referente ao veto, mas também ao Poder Judiciário, que, recentemente, foi acionado e reconheceu a legalidade da decisão da Assembleia Legislativa de não recepcionar a MP, que tinha sido reformulada pelo governo. Dessa forma, a Casa de Leis manteve a discussão e votação do veto do Executivo em relação à matéria debatida e aprovada pelos parlamentares.

Orientação sobre o voto

Antes da votação, o líder da Bancada do Governo, depurado Ivory de Lira (PCdoB), orientou os deputados governistas a rejeitarem o veto do Executivo. “Nós tivemos uma reunião com o governador do Tocantins e com os representantes das categorias e nos deparamos com uma situação de sensibilidade para não prejudicar [os servidores], mesmo com alguns entendimentos jurídicos diferentes. Diante do momento, o governo entendeu que não há outro caminho, a não ser derrubar o veto, de forma a contemplar as categorias”, ressaltou Ivory.

Ao orientar o voto dos independentes, o deputado Valdemar Júnior (MDB) elogiou a conduta e a orientação do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) quanto à derrubada do veto. “Eu não esperava outra posição e conduta do governador que não fosse essa. Sei do carinho que ele tem para com o servidor público. Isso mostra a grandeza do governador ao entender que, independentemente de onde surgiu o problema jurídico, ele está pronto para poder ajudar a solucionar [a questão], sempre em favor do servidor público deste Estado”, destacou.

Ainda no plenário, Amélio Cayres enfatizou a importância do diálogo entre os parlamentares e a participação das categorias em todo o processo, atribuindo a eles a aprovação dos benefícios. “Nem o governo, nem a Assembleia, ninguém foi vencido. Houve ganhadores, que foram os servidores deste Estado”, ressaltou.

Entenda

Ao tomar conhecimento da aprovação da MP nº 17/2026 com o substitutivo do Legislativo, o governo decidiu reapresentar a matéria na forma de uma nova MP, o que viola o princípio da irrepetibilidade no processo legislativo. Regimentalmente, MPs ou projetos de lei rejeitados não podem ser reapresentados para discussão e votação em uma mesma sessão legislativa (mesmo ano). Como a Aleto não recepcionou a MP reformulada, o governo decidiu vetar integralmente o Autógrafo de Lei nº 36/2026, relativo à Medida Provisória nº 17. 

O impasse em torno do tema polarizou deputados governistas e oposicionistas e mobilizou os representantes das categorias interessadas, que fizeram pressão para que os parlamentares derrubassem o veto e garantissem as indenizações previstas no texto normativo.

  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • LinkedIn
  • WhatsApp

Você pode gostar também

“Ninguém foi vencido, os ganhadores foram os servidores”, afirma Amélio após derrubada de veto

Estado anuncia R$ 27 milhões em investimentos na saúde do Vale do Araguaia durante a entrega de novos leitos de UTI

Moradia é segurança para as famílias”, afirma Claudia Lelis durante entrega de apartamentos

Coletivo da Diversidade repudia ameaças e cobra punição por ataques à Parada do Orgulho LGBT+ de Palmas

PF cumpre mandados contra líder do governo no Senado, Jaques Wagner, em operação sobre o Banco Master

admin 18 de junho de 2026 18 de junho de 2026
Compartilhar
O que você acha?
Amor0
Triste0
Feliz0
Com sono0
Nervoso0
Morto0
Piscar0
artigo anterior Moradia é segurança para as famílias”, afirma Claudia Lelis durante entrega de apartamentos
Próximo artigo “ninguem-foi-vencido,-os-ganhadores-foram-os-servidores”,-afirma-amelio-apos-derrubada-de-veto “Ninguém foi vencido, os ganhadores foram os servidores”, afirma Amélio após derrubada de veto

Últimas notícias

“ninguem-foi-vencido,-os-ganhadores-foram-os-servidores”,-afirma-amelio-apos-derrubada-de-veto
“Ninguém foi vencido, os ganhadores foram os servidores”, afirma Amélio após derrubada de veto
Todas Noticias 18 de junho de 2026
estado-anuncia-r$-27-milhoes-em-investimentos-na-saude-do-vale-do-araguaia-durante-a-entrega-de-novos-leitos-de-uti
Estado anuncia R$ 27 milhões em investimentos na saúde do Vale do Araguaia durante a entrega de novos leitos de UTI
Todas Noticias 18 de junho de 2026
Moradia é segurança para as famílias”, afirma Claudia Lelis durante entrega de apartamentos
Todas Noticias 18 de junho de 2026
coletivo-da-diversidade-repudia-ameacas-e-cobra-punicao-por-ataques-a-parada-do-orgulho-lgbt+-de-palmas
Coletivo da Diversidade repudia ameaças e cobra punição por ataques à Parada do Orgulho LGBT+ de Palmas
Todas Noticias 18 de junho de 2026
portal noticias  gold -COD-1212portal noticias  gold -COD-1212
Siga-nos
Dito Conteúdo © 2023 Todos direitos reservados
Bem vindo de volta!

Faça login em sua conta

Perdeu sua senha?